domingo, 30 de agosto de 2009

Analisando o uso das Tecnologias na Educação Infantil



A integração das Tecnologias na Educação já passou por várias fases e traz em sua trajetória uma perspectiva inovadora das ações Educacionais, auxiliando Educadores a refletir e a incorporar tais recursos em suas propostas metodológicas. Existem inúmeros desafios para alcançarmos elementos de aprendizagem eficazes, no entanto, a flexibilização do uso do espaço da escola e do tempo de aprender foram fatores essenciais para que avançássemos com consciência no uso da tecnologia na escola.
Analisando a Educação Infantil, dentro da nossa Proposta de Ensino, percebemos que o trabalho com ambientes permite o acesso articulado de computadores, materiais para pesquisa e internet, dentro da sala de aula (disponível três computadores em cada sala), ou seja, o “laboratório de informática” passou a fazer parte do layout da sala, não sendo necessário um momento específico para explorar informações as quais se julga necessário.
Neste caso, houve uma resignificação da pesquisa na sala de aula e o professor tem o papel de mediador e orientador neste processo.
Como educadores inovadores, estamos atentos ao conhecimento tecnológico de nossas crianças, porém precisamos estar cientes que o uso inadequado das tecnologias possa causas regressões significativas para a educação, no entanto estamos buscando aperfeiçoamentos, os quais tem como finalidade nortear o trabalho pedagógico e motivar os profissionais da educação para “novos caminhos”.

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